terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Terça-Feira 25 de Janeiro de 2011

Filosofia

Questionário 11º
1. Enumere cinco das características dos sofistas
.

.Cinco das características dos sofistas são: ensinavam a retórica, ensinavam a virtude política, interessavam-se pela antropologia, pela evolução do homem, da sociedade e pela civilização, pretendiam ser capazes de dissertar sobre todos os temas e de responder a qualquer a qualquer pergunta e recusavam a existência de uma realidade permanente.

2. Exponha as questões que estão na origem da viragem da investigação filosófica dos problemas da natureza para os problemas do homem.

.A questão do estatuto, natural ou convencional, das normas e dos valores, a questão da existência e da natureza dos deuses, a questão da legitimidade da distinção entre gregos e bárbaros, escravos e homens livres e questão da natureza da virtude política e do seu ensino.

3. Quais os pontos de vista filosóficos dos sofistas?

.Que todos devem ensinar a retórica e que todos devem partilhar um ponto de vista objectivo e único.

4. Enuncie os pontos de discordância entre os sofistas, Sócrates e Platão.

. Sócrates e Platão defendiam que há uma realidade objectiva e que há verdades objectivas e universais, que podem ser descobertas por intermédio não da retórica, mas da dialéctica.

5. Como define Górgias a retórica

.É a arte de persuadir pela palavra os participantes de qualquer espécie de reunião política e tem por objecto o justo e o injusto. Ela proporciona a quem possui ao mesmo tempo liberdade para si próprio e domínio sobre os outros na cidade.

6. O que se entende por dialéctica?

.É a forma de conhecimento que nos permite alcançar verdades objectivas.

7. Exemplifique um raciocínio analítico.

.Todos os seres humanos são racionais
Platão é um ser humano
Platão é racional

8. Distinga raciocínio analítico, raciocínio dialéctico e retórica.

.Raciocínio analítico é constituído por formas de inferências válidas, premissas verdadeiras e conclusão verdadeiras, depende dos factos, é impessoal demonstrativo e prescinde da argumentação.
Raciocínio dialéctico é constituído por formas de inferências prováveis, premissas prováveis geralmente aceites por todos, pela maioria ou por alguns seres humanos, é independente dos factos , pessoal, não demonstrativo e depende dos argumentos.
Retórica é caracterizada por arte da persuasão, permite que um orador faça que o auditório adira aos pontos de vista que defende, estuda os argumentos, permite saber se as proposições são verdadeiras ou plausíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário